Beauty Base

Blog

Blog | Cabelos

Cabelos: da beleza à psicologia

Os cabelos sempre se caracterizaram como um perfeito adorno para os rostos.

Os cabelos sempre se caracterizaram como um perfeito adorno para os rostos. Historicamente, significa sedução para a mulher e demonstração de força para o homem. Isso pode ser verificado na mitologia grega, quando Afrodite cobria a nudez com seus longos cabelos loiros, e Sansão derrotou os Filisteus ao recuperar seus fios preciosos.

Já na Grécia antiga, oferecer as madeixas aos deuses significava um ato supremo, de grande sacrifício. No Egito, os faraós diferenciavam-se socialmente pela forma de suas perucas, enquanto que, para os muçulmanos, manter uma pequena mecha no alto da cabeça representava o ponto para que Maomé os conduzisse ao paraíso. Na mitologia hindu, os cabelos de Shiva revelavam as direções do espaço e do universo.

Atualmente, o conceito de força e status social conferidos pelo cabelo já não se aplica mais. Contudo, tal adorno continua sendo importante não só para a estética, como também para transmitir características psicológicas. Quem nunca sentiu necessidade de mudar o visual depois de ter passado por alguma transformação na vida?

Ao longo dos anos de salão, noto que a mudança no look costuma ser o primeiro passo de muitas pessoas que se encaminham para uma nova fase da vida. Ao entender o que o cliente quer, descobrimos que o seu desejo de mudança faz total relação com o momento em que ele está passando na vida”, afirma o hair stylist Luiz Freitas.

Você sabia?

Foram os gregos que criaram os primeiros salões de cabeleireiro (koureia), em Atenas, construídos sobre a praça pública, o Ágora. Lá, os Kosmetes ou “Embelezadores de Cabelo”, escravos especiais, circulavam soberanos. Eram perfumados com óleos raros e preciosos, matizados com tons tintos ou descolorados, uma vez que a cor mais em voga era a loura. Nos penteados femininos, utilizavam-se faixas e laços por cima dos cabelos lisos e compridos. Mais tarde, a moda lançou os caracóis e os rolos de cabelos. Os penteados eram enriquecidos com pentes fiados em bronze ou marfim.

Agora que você está por dentro da história dos cabelos, o que acha de entregar os seus para nossos especialistas personalizarem seu novo look? Esperamos por você. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *